Moacir Camerini - Bento Gonçalves RS

Esforço pelo social move a atuação de Camerini na comunidade

Nascido no bairro São Roque, em Bento Gonçalves, onde estudou e viveu a infância e a adolescência, Moacir Antonio Camerini é casado com a fisioterapeuta Rachel Casagrande e pai de Luiza Camerini. O desejo de trabalhar para a sociedade é um sentimento que move sua vida pessoal e profissional há muitos anos. Graduado em Gestão Pública, tem como uma das principais marcas de seu currículo o envolvimento em causas sociais, o que o aproxima ainda mais da população.

Em 2004, integrou o Conselho Municipal de Assistência Social, do qual foi vice-presidente. No ano seguinte fez parte do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica). Em seguida, de 2006 a 2007, atuou no Conselho Municipal da Saúde, uma das áreas mais importantes de seu futuro trabalho como Vereador.

Nesse período, em 2005 e 2006, foi Presidente do Diretório Acadêmico do Campus Universitário da Região dos Vinhedos (UCS/Carvi), onde à época cursava Direito. De 2005 a 2009, foi voluntário do Núcleo Vida Urgente e, em 2009, também compôs o Conselho Municipal Antidrogas (Comad). Entre 2006 e 2010, presidiu a Associação Parkinson da Serra Gaúcha. Antes disso, desde 2002, já dedicava parte de seu tempo a causas comunitárias por meio da rede Parceiros Voluntários e, algum tempo depois, como Juiz Mediador da Justiça Comunitária.

Em 2008, deu um grande passo no seu engajamento em prol da comunidade bento-gonçalvense, sendo eleito Conselheiro Tutelar e assumindo a coordenação do órgão. A atividade, exercida até 2011, o colocou mais próximo da realidade de milhares de famílias locais, sobretudo as mais necessitadas.

LEIS APROVADASPOR CAMERINI

– Cadastro do tipo sanguíneo de estudantes;
– Obrigatoriedade de cadeiras de rodas em condomínios com clínicas e consultórios;
– Punição aos maus-tratos a animais;
– Aumento da tolerância no estacionamento rotativo Zona Azul;
– Multa para quem jogar lixo no chão;
– Programa “Adote uma Unidade de Saúde”;
– Guichês preferenciais em mercados para portadores de necessidades especiais;
– Isenção de taxa de inscrição em concursos públicos para doadores de sangue e medula óssea;
– Duas Sessões Ordinárias semanais na Câmara de Bento Gonçalves;
– Dia da Conscientização e Enfrentamento da Fibromialgia (12 de maio).

Realizações

No ano de 2012, Camerini assumiu o cargo de Diretor na Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer de Bento Gonçalves, por oito meses. Eleito como Vereador no mesmo ano, com 767 votos, iniciou o seu trabalho parlamentar em janeiro de 2013 e, já no primeiro mandato, abraçou compromissos extremamente importantes, como a Comissão e a Frente Parlamentar da Saúde na Câmara.

A reeleição para o mandato 2017-2020, desta vez com 1.341 votos, evidenciou a valorização do esforço dedicado ao povo, o grande foco de Camerini no Legislativo bento-gonçalvense.

TRABALHO INTENSONO LEGISLATIVO

Os números evidenciam a incansável atuação de Camerini na busca por mais qualidade de vida para a comunidade: ao longo dos dez primeiros meses (janeiro – outubro) de 2018, por exemplo, o parlamentar apresentou sozinho a impressionante marca de 1.093 proposições na Câmara de Bento Gonçalves – o número representa quase 46% do total de matérias protocoladas na Casa, e o coloca como o mais atuante de todos os 17 vereadores.

Por meio de seu Gabinete, o Vereador também encaminhou 350 ofícios durante o mesmo período, a maioria deles destinada a órgãos públicos. Neste caso, os destaques ficam para os documentos remetidos às secretarias de Saúde e de Educação, pedindo agilidade em procedimentos médicos e na garantia de vagas de creche. “A base do meu trabalho é ouvir as necessidades dos cidadãos e, em seguida, fazer com que essas reivindicações cheguem aos órgãos públicos. Creio que, mesmo com todas as dificuldades que temos em virtude dessa gestão municipal desorganizada, estamos alcançando bons resultados”, conclui Camerini.